Última semana de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Tecnologia, patrocinada pela CloudWalk

São Paulo, abril de 2024 - As inscrições para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), organizada pelo Instituto Alpha Lumen e patrocinada pela CloudWalk, fintech de serviços de pagamento dona da plataforma de serviços financeiros InfinitePay, estão abertas e vão até sexta-feira, 26 de abril. Com apoio do Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o desafio nacional tem como objetivo incentivar estudantes a desenvolverem soluções tecnológicas com impacto social, promovendo o crescimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do projeto.

Neste ano, os grandes vencedores da Olimpíada serão contemplados com diplomas certificados pelos organizadores, além de troféus e prêmios em dinheiro. Podem participar estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na última edição, foram 2,4 mil inscritos. Para 2024, a expectativa é que este número dobre.

A OBT tem como missão transformar a competição em uma plataforma de inovação, aprendizado e desenvolvimento de soluções tecnológicas com o potencial de resolver desafios sociais reais. Além disso, o desafio se posiciona como uma oportunidade para jovens se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Para a edição deste ano, o programa foi desenhado para promover o aprendizado em tecnologia, programação e robótica, abordando problemas de matemática aplicada e lógica computacional.

O seu intuito é incentivar os alunos a identificar e prototipar soluções para questões presentes em suas próprias comunidades, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen, a OBT proporciona uma experiência única na qual os jovens podem aplicar a tecnologia para fazer a diferença. “É inspirador ver o potencial e a inovação que surgem quando damos aos estudantes as ferramentas e o espaço para criar”, diz.

Os participantes com maior destaque na primeira fase da competição terão a chance de levar suas ideias adiante para o Desafio App, maratona de programação realizada em São José dos Campos. Nesta segunda etapa, os alunos serão encorajados a transformar seus protótipos em aplicativos funcionais. Ao final deste ciclo, os grandes vencedores da Olimpíada serão definidos. Os alunos que vencerem a competição levarão para casa diplomas certificados pelos organizadores, além das premiações financeiras. A competição acontece entre os meses de abril e julho.

Natural de Juiz de Fora, Millena Xavier, jovem de 17 anos, representante do Brasil na Conferência Internacional de Jovens Cientistas, participou de duas edições da OBT, nas quais teve a oportunidade de desenvolver suas ideias para aplicativos educacionais. “Durante esses eventos, descobri meu profundo amor pela área de desenvolvimento de aplicativos. Os desafios da olimpíada ampliaram minha compreensão do processo de criação de ideias. Em 2023, tive a oportunidade de participar da semana EAT, onde vivenciei experiências incríveis, incluindo palestras sobre metaverso e desenvolvimento de aplicativos. Conheci diversas pessoas com o mesmo interesse que eu e recebi orientações valiosas de empreendedores experientes”, conta Millena.

Na visão de Luis Silva, CEO da CloudWalk, incentivar jovens é um privilégio. “Vemos um futuro brilhante e promissor nos estudantes que se engajam com tecnologia para resolver problemas complexos. Temos orgulho de apoiar a Olimpíada e apoiar uma geração que está construindo o amanhã com suas próprias mãos e mentes”, afirma Silva.